9 de dezembro de 2011

Desmontando o computador: Placa Gráfica

Ok depois de já termos quase todas a peças fundamentais de um computador, chega a vez da Placa Gráfica.
Se quisermos seguir a analogia do corpo humano para usar comparação a placa gráfica, tal como no computador, é uma mistura de vários componentes e no caso da analogia de vários orgãos.
Porque? simples porque a placa gráfica é como que um mini computador dentro de outro computador. Ok, eu sei que parece confuso mas vamos desmontar a Gráfica e perceberemos melhor.

A placa gráfica é constituida por uma board, memória, e processador, isto tudo em ponto reduzido para encaixar nas slots PCI ou PCI-Express.
Então quando estamos em vias de escolher uma boa gráfica devemos ter em conta não só a memória mas tambem as velocidades de processamento do GPU(do inglês Graphics Processing Unit).
Erradamente as pessoas quando escolhem uma gráfica teem por hábito apenas olhar para a memória, no fundo iludidas pela publicidade feita pelas grandes superficies de informática, é importante saber as velocidades de processamento que o GPU tem.

Para que serve o GPU poderão perguntar. No fundo é o responsável pela aceleração gráfica. Pode ser encontrado em várias plataformas para alem do PC, tais como, consolas, smartphones, estações de trabalho, etc.

Relativamente à placas gráficas não há muito mais a dizer, apenas quando tiverem em vias de adquirir uma olhem não só para a quantidade de memória da mesma, mas tambem para que tipo de memória ela tem (DDRII ou DDRIII), e ainda para a velocidade de aceleração gráfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário