25 de outubro de 2011

Desmontando o computador: Memória Ram

Continuando com o tema "Desmontando o computador", hoje chega a vez da Memória Ram.
RAM do inglês Random Access Memory, esta memória é usada pelo processador para escrita e leitura de informação. Esta é tambem usada pelo processador para armazenar informação sobre o que está a correr naquele instante, por exemplo tempo um programa a correr, o processador usa a memória ram para armazenar dados sobre esse programa.


Um desvantagem sobre a memória RAM é que a mesma é volátil, ou seja, quando se reinicia a nossa máquina ela apaga toda a informação que foi lá colocada pelo processador.
No entanto, a mesma continua a ter um papel fundamental para o nosso computador manter um bom desempenho, e a quantidade de memória é essencial, pois quanto mais memória RAM tivermos maior vai ser a capacidade de armazenamento disponibilizada pelo processador.
Secalhar a esta altura devem questionar-se sobre as frequencias que aparecem nas lojas, como 667Mhz e 800Mhz, bom isto é nada mais nada menos que a velocidade de transferencia de dados que cada memória permite enviar ou receber por segundo. quando mais alta a frequencia maior é a velocidade.

Dentro das mesmórias existem tambem vários tipos, nos PCs mais antigos utilizava-se as SIMM, do inglês Single In-Line Memory Module, este formato de memória RAM foi usado durante cerca de 20 anos nos computadores(desde inicio da década de 80 até ao final da década de 90).
Na actualidade usa-se os DIMM, do inglês Dual In-Lina Memory Module, qual é a diferença poderão questionar? Realmente está nos contactos de cada modulo, sendo que os módulos SIMM só teem contactos de um dos lados e os módulos DIMM teem dos dois. Contactos são aqueles pequenos quadrados de cobre(alguem que me corrija se estiver enganado) que fazem contacto entre a memória e a motherboard.
Hoje em dia já existem memórias com capacidades de armazenamento por modulo bastante boas chega aos 4096Mb, vulgos 4Gigabytes, e velocidades de transmissão de dados que atingem já os 1600Mhz, para quem não se lembra aqui à 6-7 anos atrás uma memória de 400Mhz era considerada um verdadeiro canhão e custava muito caro, agora é completamente obsoleta.
Actualmente o preço é variável, mas uma memória DDRII de 2Gb e com 800Mhz de velocidade pode custar 21€ o que acreditem é muito acessível.

Temos tambem as memórias para os PCs portáteis, as SO-DIMM, do inglês Small Outline

Dual In-Line Memory Module, a diferença essencial está no tamanho, as DIMM podem por exemplo ter o cumprimento de uma caixa de CD e as SO-DIMM por exemplo só ter metade desse comprimento.

A titulo de curiosidade estas memórias são usadas tambem em PCs teóricamente desktop(de secretária), bom tendo uma noção do tamanho vejam por exemplo um Mac MINI(Os Macintosh ficam para outra altura), este leva memórias SO-DIMM o que lhe permite reduzir drasticamente o tamanho, e ao nível do preço praticado pelas lojas, é exactamente o mesmo que nas memórias ditas normais.

Sem comentários:

Enviar um comentário