12 de outubro de 2011

Armazenamento: HDD vs SSD

O futuro trouxe evolução, e no que toca a armazenamento informático, a evolução foi bastante grande!


Aqui à 20 anos atrás os discos eram muito grandes e com capacidades de armazenamento muito reduzidas. Dai os computadores terem um tamanho considerável e não ser propriamente viavél para o utilizador comum possuir um computador em casa.
A tendencia será a que o espaço disponível aumente e que o tamanho dos discos reduza ou pelo menos que se mantenha.

Eu recordo-me de à cerca de 10-12 anos atrás abrir o computador lá de casa ter um disco 12,5Gb e pensar, uau tenho praqui espaço que nunca mais acaba, acabei por constatar mais tarde que isso não era verdade. A diferença desse disco para o disco de 320Gb que adquiri à 3-4 anos ao nível do tamanho é nenhuma. Exactamente o mesmo tamanho no entanto quase 30x mais capacidade.

Começando um pouco pelos HDD(Hard Disk Drive), são os discos mais comuns de hoje em dia presentes em todos os computadores Desktops ou portáteis.
Actualmente teem o preço por Gigabyte mais barato(0,05€/Gb) existente no mercado, tem tambem a vantagem de escrever dados encriptados por cima dos dados antigos, tem a possibilidade de escrita no disco infinitamente, ou seja podemos escrever dados no disco e apagar e voltar a escrever sem limite ao longo do seu ciclo do vida.



Os SSD (Solid State Drive)dando algum exemplo para que possam imaginar é como um cartão de memória de uma maquina fotográfica, tambem teem contras, um deles é o preço elevadissímo por Gigabyte que começa em valores como 1,11€, ou seja, o preço final será pouco económico, outro ponto negativo a apresentar sobre os SSD é que não re-escrevem o mesmo ficheiro, isto quer dizer o seguinte: imaginemos que alguem tem informação no SSD que quer ver encriptada, ao proceder com a encriptação da informação, num disco SSD ele vai criar um novo ficheiro de informação encriptada, deixando ainda presente no disco a informação antiga, o que significa que o usuário depois de encriptar os dados deverá apagar os antigos que não estão encriptados.

Bom vamos às comparações que explicam melhor o que estou a dizer.
Um HDD é sensível ao magnetismo(eg: imanes), pode perder dados ou mesmo ficar danificado.
Já um SSD não sofre qualquer tipo de influencia magnética pelo que não haverá perda de dados.
Quanto a consumo energético um HDD consome em média 7Watts e um SSD 2Watts.
Relativamente ao tempo que demorar a arrancar as cabeças de leitura/escrito do disco, num HDD cerca de 2segundos, num SSD não demora nada, é instantaneo, uma vez que este não é mecanico.
A diferença na velocidade de leitura e escrita é surpreendente num Hdd conseguimos por excesso cerca de 70-100Mb/s, e num SSD uns espantosos 200-250Mb/s.
O tempo de vida tanto de um como de outro são bastante elevados no entanto num HDD esse tempo pode ser reduzido drásticamente devido a vibrações ou impacto, mas não deixando de ser um numero impressionante, 1,500,000 horas, o equivalente a 171 anos, sendo que não tem limite quando a ciclos de escrita.
Um SSD pode ter um duração até 2,000,000 de horas, o equivalente a 228 anos, no entanto apesar de vibrações e impactos não terem influencia no seu tempo de vida, teem limitação de ciclos de escrita, sendo que se estiverem em escrita constante apenas duram 40 anos(o que não deixa de ser bastante).
Num HDD estamos habituados a ouvi-los fazer barulho que são o próprio disco a rodar e as cabeças de leitura e escrita a mexer no disco, bom num SSD como não tem nada mecanico não há lugar a barulhos incomodativos, e por acréscimo aquece muito menos que um disco HDD, chega-se a dizer que apenas aquece um terço, o que é bom eu diria que um disco rigido deverá atingir temperaturas a rondar os 45º-50º, o que significa que um SSD deverá atingir temperaturas a rondar os 10º-18º.
Outra vantagem será a fragmentação dos dados no disco. Num HDD quando estamosa escrever dados no mesmo ele fragmenta os dados para os deixar digamos que espalhdos pelo disco, já num SSD não lugar a fragmentação influenciando tambem a velocidade de funcionamento.

Posto isto qual será melhor?! Na minha opinião para manuseamento e escrita constantes, um SSD, no entanto se procuramos algo mais estático e com muita capacidade de armazenamento, por enquanto a escolha acertada/económica continua a ser um HDD.

Sem comentários:

Enviar um comentário