11 de outubro de 2011

Reciclagem 1.5

Após alguma utilização do Ubuntu Studio no meu laptop, o aspecto inicial dele quando inicia é este:

Decidido, começo a testar as aplicações que a própria distribuição já trás bem como novas para outro tipo de uso que lhe queira dar.
Como tinha de arrancar por algum lado, decidi primeiro testar a edição de imagem, o programa escolhido foi o GIMP Image Editor.
Não é nenhum photoshop mas faz bem o seu trabalho, com várias ferramentas para que possa fazer uma edição de imagem quase ao nível profissional.
Já para não falar que tudo se processa numa excelente velocidade dada a idade que o portátil já tem.

As aplicações de vídeo ainda não testei o suficiente para poder opinar, uma vez que procuro alguma alternativa ao After Effects que seja compatível com Linux sem recorrer à emulação.

Para os compositores de música, o Ubuntu Studio vem apetrechado de uma boa quantidade de aplicativos que poderemos usar:
Temos o Hydrogen Drum Machine que é muito semelhante ao Fruity Loops, mas especifico para instrumentos de percussão, desde um kick ao snare como também ao Clap.
O Ardour para edição de som, entre outras várias dentro da produção musical.

Mesmo para WebDesign teem uma boa aplicação chamada de KompoZer, um pouco ao estilo de Dreamweaver e Microsoft FrontPage, mas ainda não tão desenvolvido.
Para os mais descrentes aconselho a testar, e garanto que ficarão surpreendidos.


Por esta altura ao ler, muitos devem questionar, "Mas este Portátil é só trabalho? E o lazer?"
Bom, para momentos de distracção informática dentro daquilo que gosto de jogar já testei o Simutrans, que é um jogo de simulação do sistema de transportes, é como uma réplica do velhinho Transport Tycoon(Para os utilizadores de Sistema operativo Windows podem usar sempre o OpenTTD). Apesar de um look retro é bastante viciante!
Para quem ainda se lembra do velhinho Elifoot existe também uma alternativa chamada Bygfoot, é em quase tudo igual ao Elifoot é chegar e jogar!!
Por fim também testei o grande jogo do momento Minecraft, este é distribuido pelo próprio Notch(criador do jogo) para os vários sistemas operativos.

O futuro passa, de alguma forma, pela reciclagem. Uma vez que os nossos recursos são escassos, e o consumo dos mesmos é elevadíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário