10 de outubro de 2011

Reciclagem

UbuntuStudio -> Uma Agradável Surpresa.
Com o intuito de desenterrar um portátil que tinha aqui sem gastar dinheiro nele, procurei por soluções de OS(do inglês "Operative System" sistema operativo) que não tivessem um elevado consumo de recursos, ou fizessem um aproveitamento correcto do Hardware.
As opções com as quais me deparei seriam, Mac OSX(Hackintosh); Haiku; Linux(Várias Distros).
A minha configuração:
- P4 2.4Ghz
- 512Mb DDR
- Radeon 9000


Primeira tentativa Mac OSX.
Ao nível de Hardware eu sabia que o que tinha era suficiente para correr Mac OSX, ou pelo menos eu assim achava. A minha escolha recaiu sobre a versão Leopard(10.5.2), Após instalação do Mac OS o mesmo ficava muito lento para iniciar(chegava a levar 20min), no entanto corria de uma forma estável e relativamente rápida, mas como o tempo é um recurso muito escasso ao longo da vida, decidi que deveria escolher outra opção porque esta não ia dar pra mim.
Assim passei para a fase Haiku.



O Haiku é um sistema operativo open source, que começou a ser programado em agosto de 2001 e já recebeu vários prémios, é baseado em BeOS(O mesmo SO de Mac OS antes da versão OSX. Pareceu-me bem, consumia poucos recursos do Pc, era rápido e fluído.
No entanto ao nível aplicacional estava muito limitado não existindo ainda muito por onde explorar ao nível das aplicações.
Chegou assim ao fim a era Haiku no meu Laptop

Chegou a vez de Linux entrar em cena.
Falando com vários entusiastas de Linux perguntei qual seria a melhor distribuição para um leigo neste OS, foi-me sugerido por várias pessoas(que até nem se conhecem) para seguir com ubuntu. E assim foi, a primeira versão que testei do ubuntu foi a 09.04, gostei bastante, rápido, estável, e uma vantagem automáticamente vai-me buscar drivers para o meu hardware.
Tempos mais tarde já com a versão 11.04 "na rua" decidi voltar a tentar linux, mas desta feita procurei por alternativas à edição Multimedia, e apareceram 7 versões de ubuntu para este intuito, a mais abrangente era mesmo o "UbuntuStudio".
Corre com uma fluidez incrível, mesmo estando com várias aplicações abertas em simultaneo, tais como, edição de video, imagem, browser, e um dock(ao estilo de Mac OS).
Chega a correr com mais fluídez do Ubuntu Studio no meu Laptop já bem velhinho do que o Windows no meu desktop com sistema 64bits.

Próximo passo Testar Ubuntu Studio no meu Desktop e confirmar o óbvio.

Sem comentários:

Enviar um comentário