17 de outubro de 2011

Desmontando o computador: Motherboard

Bom continuando a linha dos interiores de um computador, hoje decidi-me a falar sobre a motherboard.
A Motherboard, tambem conhecida como Main Board, no mundo Apple apelidada de Logic Board, ou dentro do mundo informático simplesmente como "Mobo", é o componente de um computador que faz todos os outros componentes interagirem entre si, fazendo desta o mais importante componente de um computador, pois sem esta nada trabalha.


Continuando com a analogia ao corpo humano, para mais facilmente se perceber a importancia da Mobo, digamos que num corpo humano a nossa motherboard, será todo o sistema circulatório sanguíneo, bem como tambem o nosso sistema nervoso que faz a ligação entre as ordens dadas pelo cérebro e os musculos. Uma motherboard é assim.

Quando fazemos a aquisição de uma mainboard, devemos ter em conta vários pontos, sendo que um deles passa tambem pelo orçamento que temos disponível. Existem Mobos com valores entre os 50€ e os 400€. Muitos se questionarão porque? Por norma, a resposta pode estar como numero e tipo de slots disponibilizadas em cada modelo, que nos mais baratos custumam ser poucas. Usualmente a configuração de uma mobo mais barata é a seguinte, duas slots para a RAM, uma slot PCI, e outra PCI-Express. Ok ok já estou a entrar em nomes esquesitos, vou tentar explicar o que é isto de PCI e PCI-Express.


PCI do inglês "Peripheral Component Interconnect" é uma slot, como o próprio nome indica, para fazer uma ligação com componentes periféricos. Usando exemplos práticos posso referir a placa gráfica, toda a gente nas suas maquinas hoje em dia refere que tem a placa XPTO com xMB, bom hoje em dia estas placas são todas "encaixadas" nestes espaços que lhes são dedicados. Quando dei o exemplo de placa gráfica, tambem pode ser uma placa de som, ou mesmo um placa de expansão de slots USB.

PCI-Express tem exactamente a mesma função que a slot PCI convencional, então qual é a diferença? bom como o nome indica será na velocidade de transmissão de informação, sendo que a PCI convencional consegue transferencia de informação entre 133MB/s a 533MB/s, bem alto não?! Bom as PCI-Express tem velocidades desde os 250MB/s e vão até 16GB/s.

Então quando compramos uma motherboard para o que devemos olhar? Bom, por exemplo a compatibilidade com o processador que querem, eu sou da opinião que devemos começar um computador pela board, sempre com uma ideia do produto final mas começar pela board, e acima de tudo deixar margem para evoluir a maquina nos anos seguintes, ou seja, gastar mais numa Mobo que já tenha um numero de slots de expansão bons, quer ao nível da Ram quer ao nível de slots PCIs. Usando o meu exemplo, quando montei o meu computador na escolha da board vi até onde poderia expandir a board, uma vez que cada slot tem limitação, e o numero de slots, por exemplo na RAM tenho 4 Slots e nas PCIs tenho 4 de cada tambem, assim há margem de manobra para melhorar no futuro sem gastar dinheiro numa configuração toda nova.
Uma pequena nota tambem quando escolherem a Mobo escolham uma que já permite mais tarde aplicar componentes de uma configuração avançada, pois o Hardware informático todos os dias está a evoluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário